sábado, 17 de novembro de 2007

A NOSSA TERRA

Olá, somos duas alunas do 7º D, da Escola ES/3 D.Egas Moniz, em Resende, a Daniela de S. Romão de Arêgos e a Rosa de Panchorrinha, Freguesia de Ovadas.
Quem quiser vir visitar a nossa terra, tem muito por onde escolher. Para além das maravilhosas paisagens, temos a igreja de S. Romão, a capela de S. António e uma ponte romana na Panchorrinha. Esta Situa-se no alto da serra de Montemuro, no fundo da povoação da Panchorra, de todas é a mais arcaica e rústica. Esta ponte tem um duplo arco românico. Faz a ligação entre Panchorrinha e Ovadas e passa por cima do rio Cabrum.
A igreja de S. Romão fica mesmo à beirinha da estrada e quem celebra a missa é o Sr. Padre Abel Rodrigues. A missa, aos domingos, é quase sempre às 10h30m. No dia 11 de Novembro esta celebração foi transmitida pela TVI.
Na Capela de S. António não é celebrada missa, apenas se realiza aí quando há algum funeral ou quando se comemora o dia de algum Santo.
Eu, Daniela, costumo ir todos os Domingos à missa na igreja de S. Romão.
Se quiserem visitar este maravilhoso Concelho e as suas freguesias não se vão arrepender. As pessoas são acolhedoras e simpática e as paisagens são deslumbrantes!
Da próxima vez continuaremos a escrever mais sobre nós e a nossa terra.
Até já!!!!

DANIELA e ROSA.

1 comentário:

Unknown disse...

Bom trabalho meninas. O meu pai nasceu em Ovadas de cima e eu, agora com 34 anos, quando tinha apenas cinco vivi também em Ovadas de cima. Lembro-me de na minha infância fazer todo esse caminho entre Ovadas de cima e S. Cipriano a pé e pelo caminho velho, uma vez que a estrada ia apenas até covelinhas, perto da loja do Sr. Luciano. Tenho muitas saudades desse tempo e dessa terra que também é minha. Mais uma vez bom trabalho por falarem da vossa terra e de me trazerem as memórias da minha infância.